Nova tecnologia preenche lacuna na visão 3D industrial

A Photoneo apresentou hoje uma nova tecnologia que vem reformular o potencial da visão 3D na indústria. A reconstrução de cenários 3D em movimento ganha agora um novo significado – termina o compromisso entre qualidade e velocidade.

A reconstrução 3D de objetos em movimento tem representado um grande desafio para os criadores de sistemas de visão 3D uma vez que, até agora, nenhuma das tecnologias de deteção 3D existentes no mercado foi totalmente capaz de superar as suas próprias limitações. Independentemente da solução escolhida, o cliente ficava sempre com um compromisso entre a qualidade e a velocidade do dispositivo. O jogo muda agora.

A Photoneo lança agora uma nova tecnologia, de nome Parallel Structured Light (Luz Estruturada Paralela) que basicamente altera os limites da visão tridimensional e preenche a lacuna entre os métodos de deteção 3D existentes.

Esta tecnologia utiliza luz estruturada, em combinação com um sensor de imagem CMOS com obturador em mosaico, para capturar objetos em movimento, com elevada qualidade. O sensor é composto por blocos de “super-pixels” divididos em “sub-pixels”. O principal segredo desta tecnologia está no laser proveniente de um projetor de luz que se mantém ligado enquanto os pixels individuais são repetidamente ligados e desligados.

«A grande limitação do método de luz estruturada é que os padrões codificados do projetor são capturados pela câmara de forma sequencial e, como a aquisição de imagem de uma superfície 3D requer vários “frames”, esta luz não pode ser usada para objetos dinâmicos ou em cenários onde o sensor está em movimento, uma vez que isso faz com a imagem saia distorcida», diz Tomas Kavacovsky, cofundador e CTO da Photoneo.

A nova tecnologia agora patenteada, “Parallel Structured Light”, permite a captura de uma cena dinâmica sem desfoque de movimento, reconstruindo a imagem 3D a partir de uma única foto do sensor. Isso significa que a cena é “paralisada” para adquirir várias imagens de luz estruturada num único “frame” e obter um instantâneo de alta qualidade, do objeto em movimento.

A Photoneo implementou esta tecnologia no MotionCam-3D – a sua câmara 3D com maior resolução e com maior precisão, capaz de capturar objetos em movimento.

Que recursos exclusivos traz agora esta câmara para o mercado?

Varreduras de área de objetos em movimento a 144 km/h, resistência efetiva a vibrações, resolução máxima de 2 Mpx, alto nível de detalhe nas arestas, qualidade de nível industrial garantida por calibração térmica, PoE & 24V, IP65, fácil configuração, poupança de recursos informáticos e um alcance de digitalização incomparável.

A unidade de demonstração já foi reconhecida numa série de competições internacionais de prestígio. Por exemplo no Vision Award (ouro) e Vision Systems Design Innovators (platina).

«Gabriele Jansen, uma das mais prestigiadas especialistas na indústria de visão confirma que esta câmara “preenche agora a lacuna” entre as tecnologias 3D existentes, tornando possível algo “que dolorosamente não nos era permitido até agora – a digitalização com instantâneos de alta precisão em grandes áreas de trabalho que estejam em movimento.”

O MotionCam-3D foi hoje oficialmente lançado e está disponível para o ajudar a alcançar novos patamares de soluções de automação.

Saiba mais sobre os recursos exclusivos do MotionCam-3D neste link ou entre em contacto connosco.